1. Fluttter: Introdução

Flutter é um SDK criado pelo time da Google para criar aplicativo móvel de alto desempenho e alta fidelidade para iOS e Android, a partir de um único código

1. Fluttter: Introdução

Entendendo o que seria Flutter

Flutter é um framework para realizar o desenvolvimento de aplicativos de Celular (Andoid, IOS), Desktop (Windows, MacOS, Linux) e também WEB.

É desenvolvido com fundamento no Material Design e realiza a adaptação dos compontes para o Curpetino (IOS).

Qual a diferença do React Native?

O React Native tem um link entre o componente do React Native e o componente nativo, é como se fosse uma ponte, perdendo um pouco em desempenho. Assim, o Flutter ganha no quesito performace.

Flutter utiliza na sua interface o Skia que é um framework que trabalha com jogos, portanto ele desenha os componentes na tela, tendo o controle de 100% da tela, não ocorrendo o link que ocorre no React Native.

Widgets

Flutter é orientado à widgets, quase 100%, que pode ser qualquer coisa botões, textos, Scrollable... Ou seja, você vai colocando uma árvore de Widget para fazer seu widget.

Por que usar Flutter?

A linguagem de programação utilizada para implementar os Apps em Flutter é a Dart, uma linguagem simples de utilizar e bem familiar para quem já conhece Java ou JavaScript. Se você tiver conhecimento com linguagem orientada a objetos certamente você irá pegar bem rápido o esquema do Dart, mas, mesmo que não tenha, conseguirá criar apps rapidamente com Flutter.

Hot reloading

É o carregamento rápido do Flutter, ao alterar uma linha de comando no Flutter, ao salvar, ele automaticamente executa no emulador ou celular conectado, bem diferente do React Native.

Então, é isso aí, dê início a sua jornada entendendo primeiramente um pouco mais de Dart e posteriormente veja os tutorias sobre flutter:

Dart Iniciante:

1. Dart Iniciante: Conhecendo a linguagem;

1.2. Dart Iniciante: Variáveis;

1.3. Dart Iniciante: Operações Aritméticas e Modificadores;

1.4. Dart Iniciante: Operações Lógicas;

Dart Iniciante: Verificação de Aprendizagem

Dart Intermediário:

2.1. Dart Intermediário: Condicionais;

2.2. Dart Intermediário: Realizando Repetições

2.3. Dart Intermediário: Maps e List

2.4. Dart Intermediário: Funções

POO em Dart:

3.1. Orientação à Objetos em Dart: classes, atributos;

3.2. Orientação à Objetos em Dart: Construtores;

3.3. Orientação à Objetos em Dart: Getters e Setters;

3.4. Orientação à Objetos em Dart: Herança;

3.5. Orientação à Objetos em Dart: Reescritura de Métodos

3.6. Orientação à Objetos em Dart: Classes Abstratas

3.7. Orientação à Objetos em Dart: Mixin

3.8. Orientação à Objetos em Dart: extension (Novo)

Flutter:

1. Flutter: Introdução

2. Flutter: Stateless, Stateful e Clicos de Vida

3. Flutter: Gerenciador de Estado: setState()

4. Flutter: Gerenciador de Estado: valueNotifier() 

5. Flutter: Gerenciadod de Estado: Provider (Novo)

Tenha uma boa jornada!