3.3. Orientação à Objetos em Dart: Getters e Setters

Getters e Setters são utilizados para acessar atributos privados de fora das classes

3.3. Orientação à Objetos em Dart: Getters e Setters

Muitas das vezes nós não queremos que alguns atributos dos nossos objetos ou classes não sejam acessíveis externamente, por questões de segurança.

Assim, basta colocar um "_" à frente do atributo que quer privar, ou seja, ele só poderá ser acessado de dentro da classe ou objeto:

int _idade;

Então, para poder acessar estes atributos, utilizamos os Getters. Para declarar um Getter basta:

class Pessoa {
  int _idade;
  int get idade {
    return _idade;
  }
}

Assim, será possível acessar o atributo _idade usando a variável idade. Porém, com o Getter só podemos saber qual a idade, mas não podemos mudar tal atributo.

Para isso, alterar o atributo, utilizamos um Setter:

class Pessoa {
  int _idade;
  double _altura; 

  int get altura {
    return _altura;
  }

  set altura(double altura){
    if(altura > 0.0 && altura < 3.0){
      _altura = altura
    }
  }
}

No caso acima, estou colocando um limite para alterar a altura.

Aconselha-se usar somente para proteção.

Portanto, por hoje é isso e não percam o nosso próximo artigo, iremos adentrar na mellhor parte de orientação à objetos que será muito legal, clique aqui para ver o artigo.