3.3. Orientação à Objetos em Dart: Getters e Setters

Muitas das vezes nós não queremos que alguns atributos dos nossos objetos ou classes não sejam acessíveis por fora, por questões de segurança.

Muitas das vezes nós não queremos que alguns atributos dos nossos objetos ou classes não sejam acessíveis por fora, por questões de segurança.

Assim, basta colocar um "_" à frente do atributo que quer privar, ou seja, ele só poderá ser acessado de dentro da classe ou objeto:

int _idade;
Então, para poder acessar estes atributos, utilizamos os Getters. Para declarar um Getter basta:

class Pessoa {
  int _idade;
  int get idade {
    return _idade;
  }
}

Assim, será possível acessar o atributo _idade usando a variável idade. Porém, com o Getter só podemos saber qual a idade, mas não podemos mudar tal atributo.

Para usar um Setter fazemos assim:

class Pessoa {
  int _idade;
  double _altura; 

  int get altura {
    return _altura;
  }

  set altura(double altura){
    if(altura > 0.0 && altura < 3.0){
      _altura = altura
    }
  }
}

No caso acima, estou colocando um limite para alterar a altura.

Aconselha-se usar somente para proteção.

Portanto, por hoje é isso e não percam o nosso próximo artigo, iremos adentrar na mellhor parte de orientação à objetos que será muito legal, clique aqui para ver o artigo.


Todo os artigos postados destas séries Dart foram baseados no https://www.udemy.com/curso-completo-flutter-app-android-ios/ e com alguns comentários retirados do livro "Dart: Up and Running by Kathy Walrath and Seth Ladd". Recomendo a todos a fazer o curso, pois estou aprendendo muito com este curso.

 

 

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